EDITAL N.º 001/CTPM/2013
CONCURSO DE ADMISSÃO – 2014
ANENO II
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO EXAME INTELECTUAL
1) PARA O ENSINO MÉDIO
LÍNGUA PORTUGUESA
OBJETIVO: A prova de Língua Portuguesa privilegia o conhecimento linguístico operacional,
possibilitando avaliar a competência do falante no domínio da estrutura do texto, do seu universo
temático e da capacidade argumentativa do candidato.
I – Conhecimento textual: 1. Relações entre partes do texto e inferências; 2. Intertextualidade; 3.
Semelhanças e diferenças entre textos literários e não literários; 4. Aspectos formais dos textos; 5.
Denotação e conotação; 6. Recursos literários na produção de efeitos de sentido: metáfora, metonímia,
ironia, antítese, paradoxo, personificação, hipérbole, eufemismo, pleonasmo, aliteração, sinestesia,
gradação, inversão, repetição e elipse; 7. Estratégias argumentativas: a) informações localizadas no texto:
tópico e subtópicos; b) operadores lógicos de causa, consequência, condição, finalidade, tempo, espaço e
modo; c) operadores discursivos de oposição, adição, conclusão, explicação, inclusão e exclusão.
II – Análise e reflexão linguística: 1. Classes de palavras: operações de uso e reflexão; 2. Articulação de
recursos sintáticos (coordenação e subordinação) com a estratégia argumentativa do autor; 3. Operadores
de transformação estrutural e de expansão de sintagmas (ativa x passiva; adjetivo/ locução adjetiva;
estruturas substantivas e adjetivas); 4. Operações de pronominalização e substituição lexical; 5. Regência
e significação; 6. Concordância e significação; 7. Os termos da oração e seus efeitos de sentido.
III – Produção de texto: 1. Organização do texto: a) carta opinativa; ou b) dissertação; ou c) artigo de
opinião. 2. Habilidades e competências: a) empregar mecanismos básicos de coesão (pronominalização,
tempos verbais, elipse, etc); b) articular adequadamente a seleção e ordenação dos argumentos com a
opinião; c) identificar com clareza o interlocutor e o assunto sobre o qual se posiciona; d) empregar os
recursos próprios do padrão escrito na organização textual (paragrafação, periodização, pontuação).
Orientações:
Ao desenvolver a proposta escolhida para produção de texto, é necessário:
a) seguir, atentamente, as instruções da proposta quanto ao tipo de texto solicitado;
b) seguir, atentamente, as instruções da proposta quanto ao tema solicitado;
c) redigir um texto de 20 a 25 linhas;
d) utilizar linguagem de acordo com as normas da língua culta;
e) atentar à questão da coesão e da coerência entre as partes do texto.
Obs: Não serão consideradas Redações desenvolvidas a partir de um tipo de texto ou de um tema
diferentes dos solicitados na proposta.
MATEMÁTICA
OBJETIVO: O candidato deverá resolver as situações-problema propostas, a partir de
conhecimentos adquiridos a respeito dos seguintes tópicos:
I – Números e Operações: 1. Conjuntos Numéricos: Naturais, Inteiros, Racionais e Reais – Operações e
propriedades; 2. Múltiplo e divisores de um número natural, Mínimo Múltiplo Comum (MMC) e Máximo
Divisor Comum e suas propriedades; 3. Proporcionalidade; 4. Porcentagem.
II – Pensamento Algébrico: 1. Linguagem algébrica; 2. Reconhecimento de padrões; 3. Cálculo
algébrico; 4. Equações, Inequações e Sistemas de equações polinomiais do 1º grau; 5. Equações do 2º
grau; 6. Equações e problemas cuja resolução envolva a manipulação e resolução de equações do 1º e 2º
graus.
III – Formas e Medidas: 1. Unidades de medida de tempo, comprimento, massa, área e volume; 2.
Ângulos; 3. Formas geométricas planas e suas propriedades; 4. Formas geométricas espaciais; 5.
Semelhança; 6. Relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo; 7. Inscrição e circunscrição
de polígonos regulares; 8. Tipos de Simetria (Axial/Rotação); 9. Perímetros e áreas de figuras planas; 10.
Volume do bloco retangular (paralelepípedo retângulo).
IV – Tratamento da Informação: 1. Análise de gráficos e tabelas; 2. Média aritmética (simples e
ponderada); 3. Processos de contagem (cálculo de possibilidades e número de elementos de um
agrupamento).
2) PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
LÍNGUA PORTUGUESA
OBJETIVO: A prova de Português privilegia o conhecimento linguístico operacional,
possibilitando a avaliação da competência do falante no domínio da estrutura do texto e do seu
universo temático.
I – Conhecimento Textual (texto ficcional e não ficcional): 1. Relações entre partes do texto e
inferências; 2. Intertextualidade; 3. Estruturas textuais: semelhanças e diferenças de organização; 4. Ponto
de vista; 5. Análise de textos ficcionais (prosa e verso): a) personagens principais e secundárias; b)
sucessão cronológica dos fatos; c) o espaço dos fatos; d) desenvolvimento do texto; e) sentidos concretos
e abstratos; f) versificação: verso, rima, estrofe.
II – Conhecimento linguístico: 1. Classes de palavras - Funções na organização do texto: substituição,
transformação, ampliação, referência; 2. Flexão e derivação: os efeitos de sentido no texto; 3. Sinônimos
e antônimos e sua função no texto; 4. Operações básicas de concordância.
III – Produção de Texto: 1. Organização do texto: a) relato de experiência; ou b) narrativa ficcional; ou
c) carta; ou d) texto opinativo, com apresentação de argumentos; 2.Habilidades e competências: a)
emprego básico de recursos coesivos (emprego de pronomes, tempos verbais etc.); b) emprego dos sinais
básicos de pontuação; c) organização de períodos e parágrafos; d) emprego de ortografia oficial e recursos
básicos suplementares: margem, distribuição espacial, letra maiúscula, translineação.
Orientações:
Ao desenvolver a proposta escolhida para produção de texto, é necessário:
a) seguir, atentamente, as instruções da proposta quanto ao tipo de texto solicitado;
b) seguir, atentamente, as instruções da proposta quanto ao tema solicitado;
c) redigir um texto de 15 a 20 linhas;
d) utilizar linguagem de acordo com as normas da língua culta;
e) atentar à questão da coesão e da coerência entre as partes do texto.
Obs: Não serão consideradas Redações desenvolvidas a partir de um tipo de texto ou de um tema
diferentes dos solicitados na proposta.
MATEMÁTICA
OBJETIVO: O candidato deverá ser capaz de resolver situações-problema propostas nas questões
da prova quanto aos seguintes temas:
I – Números: 1. Decompor um número natural em diferentes classes e ordens; aplicar o conceito de valor
posicional; 2. Ler, escrever e ordenar números naturais ou fracionários (inclusive na forma decimal); 3.
Representar frações; utilizar o conceito de equivalência de frações; 4. Reconhecer quantidades expressas
em porcentagem; relacionar a parte e o todo em termos percentuais.
II – Operações: 1. Efetuar as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão com números
naturais; 2. Efetuar as operações de adição e subtração com números fracionários (inclusive na forma
decimal); 3. Efetuar operações de multiplicação na forma decimal; 4. Aplicar as quatro operações
fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão), bem como suas propriedades, na resolução de
problemas; 5. Utilizar os conceitos de múltiplo e divisor de um número natural, Mínimo Múltiplo Comum
(MMC) e Máximo Divisor Comum (MDC) na resolução de problemas.
III – Medidas: 1. Utilizar as unidades de medida de comprimento, de massa, de área e de capacidade
mais usuais na resolução de problemas (sistema métrico decimal); 2. Utilizar as unidades de medida de
tempo: milênio, século, década, ano, mês, semana, dia, hora, minuto e segundo; 3. Estabelecer relações
entre as unidades de medida de comprimento, de massa, de área, de capacidade e de tempo, fazendo
transformações entre as mesmas; 4. Identificar a unidade de medida mais adequada a ser utilizada em
determinada medição; 5. Operar com o sistema monetário nacional em vigor.
IV – Espaço e Forma: 1. Aplicar os conceitos de perímetro e de área de uma figura plana; calcular
perímetros e áreas de figuras planas; 2. Decompor figuras planas em diferentes formas geométricas; 3.
Compor figuras planas a partir de formas geométricas diversas.
V – Tratamento da Informação: 1. Reconhecer o padrão de formação de uma sequência; determinar
elementos de uma sequência a partir da determinação do seu padrão de formação; 2. Ler e interpretar
tabelas e gráficos; construir tabelas; 3. Aplicar técnicas de contagem (cálculo de possibilidades e número
de elementos de um agrupamento).
CONCURSO DE ADMISSÃO – 2014
ANENO II
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO EXAME INTELECTUAL
1) PARA O ENSINO MÉDIO
LÍNGUA PORTUGUESA
OBJETIVO: A prova de Língua Portuguesa privilegia o conhecimento linguístico operacional,
possibilitando avaliar a competência do falante no domínio da estrutura do texto, do seu universo
temático e da capacidade argumentativa do candidato.
I – Conhecimento textual: 1. Relações entre partes do texto e inferências; 2. Intertextualidade; 3.
Semelhanças e diferenças entre textos literários e não literários; 4. Aspectos formais dos textos; 5.
Denotação e conotação; 6. Recursos literários na produção de efeitos de sentido: metáfora, metonímia,
ironia, antítese, paradoxo, personificação, hipérbole, eufemismo, pleonasmo, aliteração, sinestesia,
gradação, inversão, repetição e elipse; 7. Estratégias argumentativas: a) informações localizadas no texto:
tópico e subtópicos; b) operadores lógicos de causa, consequência, condição, finalidade, tempo, espaço e
modo; c) operadores discursivos de oposição, adição, conclusão, explicação, inclusão e exclusão.
II – Análise e reflexão linguística: 1. Classes de palavras: operações de uso e reflexão; 2. Articulação de
recursos sintáticos (coordenação e subordinação) com a estratégia argumentativa do autor; 3. Operadores
de transformação estrutural e de expansão de sintagmas (ativa x passiva; adjetivo/ locução adjetiva;
estruturas substantivas e adjetivas); 4. Operações de pronominalização e substituição lexical; 5. Regência
e significação; 6. Concordância e significação; 7. Os termos da oração e seus efeitos de sentido.
III – Produção de texto: 1. Organização do texto: a) carta opinativa; ou b) dissertação; ou c) artigo de
opinião. 2. Habilidades e competências: a) empregar mecanismos básicos de coesão (pronominalização,
tempos verbais, elipse, etc); b) articular adequadamente a seleção e ordenação dos argumentos com a
opinião; c) identificar com clareza o interlocutor e o assunto sobre o qual se posiciona; d) empregar os
recursos próprios do padrão escrito na organização textual (paragrafação, periodização, pontuação).
Orientações:
Ao desenvolver a proposta escolhida para produção de texto, é necessário:
a) seguir, atentamente, as instruções da proposta quanto ao tipo de texto solicitado;
b) seguir, atentamente, as instruções da proposta quanto ao tema solicitado;
c) redigir um texto de 20 a 25 linhas;
d) utilizar linguagem de acordo com as normas da língua culta;
e) atentar à questão da coesão e da coerência entre as partes do texto.
Obs: Não serão consideradas Redações desenvolvidas a partir de um tipo de texto ou de um tema
diferentes dos solicitados na proposta.
MATEMÁTICA
OBJETIVO: O candidato deverá resolver as situações-problema propostas, a partir de
conhecimentos adquiridos a respeito dos seguintes tópicos:
I – Números e Operações: 1. Conjuntos Numéricos: Naturais, Inteiros, Racionais e Reais – Operações e
propriedades; 2. Múltiplo e divisores de um número natural, Mínimo Múltiplo Comum (MMC) e Máximo
Divisor Comum e suas propriedades; 3. Proporcionalidade; 4. Porcentagem.
II – Pensamento Algébrico: 1. Linguagem algébrica; 2. Reconhecimento de padrões; 3. Cálculo
algébrico; 4. Equações, Inequações e Sistemas de equações polinomiais do 1º grau; 5. Equações do 2º
grau; 6. Equações e problemas cuja resolução envolva a manipulação e resolução de equações do 1º e 2º
graus.
III – Formas e Medidas: 1. Unidades de medida de tempo, comprimento, massa, área e volume; 2.
Ângulos; 3. Formas geométricas planas e suas propriedades; 4. Formas geométricas espaciais; 5.
Semelhança; 6. Relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo; 7. Inscrição e circunscrição
de polígonos regulares; 8. Tipos de Simetria (Axial/Rotação); 9. Perímetros e áreas de figuras planas; 10.
Volume do bloco retangular (paralelepípedo retângulo).
IV – Tratamento da Informação: 1. Análise de gráficos e tabelas; 2. Média aritmética (simples e
ponderada); 3. Processos de contagem (cálculo de possibilidades e número de elementos de um
agrupamento).
2) PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
LÍNGUA PORTUGUESA
OBJETIVO: A prova de Português privilegia o conhecimento linguístico operacional,
possibilitando a avaliação da competência do falante no domínio da estrutura do texto e do seu
universo temático.
I – Conhecimento Textual (texto ficcional e não ficcional): 1. Relações entre partes do texto e
inferências; 2. Intertextualidade; 3. Estruturas textuais: semelhanças e diferenças de organização; 4. Ponto
de vista; 5. Análise de textos ficcionais (prosa e verso): a) personagens principais e secundárias; b)
sucessão cronológica dos fatos; c) o espaço dos fatos; d) desenvolvimento do texto; e) sentidos concretos
e abstratos; f) versificação: verso, rima, estrofe.
II – Conhecimento linguístico: 1. Classes de palavras - Funções na organização do texto: substituição,
transformação, ampliação, referência; 2. Flexão e derivação: os efeitos de sentido no texto; 3. Sinônimos
e antônimos e sua função no texto; 4. Operações básicas de concordância.
III – Produção de Texto: 1. Organização do texto: a) relato de experiência; ou b) narrativa ficcional; ou
c) carta; ou d) texto opinativo, com apresentação de argumentos; 2.Habilidades e competências: a)
emprego básico de recursos coesivos (emprego de pronomes, tempos verbais etc.); b) emprego dos sinais
básicos de pontuação; c) organização de períodos e parágrafos; d) emprego de ortografia oficial e recursos
básicos suplementares: margem, distribuição espacial, letra maiúscula, translineação.
Orientações:
Ao desenvolver a proposta escolhida para produção de texto, é necessário:
a) seguir, atentamente, as instruções da proposta quanto ao tipo de texto solicitado;
b) seguir, atentamente, as instruções da proposta quanto ao tema solicitado;
c) redigir um texto de 15 a 20 linhas;
d) utilizar linguagem de acordo com as normas da língua culta;
e) atentar à questão da coesão e da coerência entre as partes do texto.
Obs: Não serão consideradas Redações desenvolvidas a partir de um tipo de texto ou de um tema
diferentes dos solicitados na proposta.
MATEMÁTICA
OBJETIVO: O candidato deverá ser capaz de resolver situações-problema propostas nas questões
da prova quanto aos seguintes temas:
I – Números: 1. Decompor um número natural em diferentes classes e ordens; aplicar o conceito de valor
posicional; 2. Ler, escrever e ordenar números naturais ou fracionários (inclusive na forma decimal); 3.
Representar frações; utilizar o conceito de equivalência de frações; 4. Reconhecer quantidades expressas
em porcentagem; relacionar a parte e o todo em termos percentuais.
II – Operações: 1. Efetuar as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão com números
naturais; 2. Efetuar as operações de adição e subtração com números fracionários (inclusive na forma
decimal); 3. Efetuar operações de multiplicação na forma decimal; 4. Aplicar as quatro operações
fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão), bem como suas propriedades, na resolução de
problemas; 5. Utilizar os conceitos de múltiplo e divisor de um número natural, Mínimo Múltiplo Comum
(MMC) e Máximo Divisor Comum (MDC) na resolução de problemas.
III – Medidas: 1. Utilizar as unidades de medida de comprimento, de massa, de área e de capacidade
mais usuais na resolução de problemas (sistema métrico decimal); 2. Utilizar as unidades de medida de
tempo: milênio, século, década, ano, mês, semana, dia, hora, minuto e segundo; 3. Estabelecer relações
entre as unidades de medida de comprimento, de massa, de área, de capacidade e de tempo, fazendo
transformações entre as mesmas; 4. Identificar a unidade de medida mais adequada a ser utilizada em
determinada medição; 5. Operar com o sistema monetário nacional em vigor.
IV – Espaço e Forma: 1. Aplicar os conceitos de perímetro e de área de uma figura plana; calcular
perímetros e áreas de figuras planas; 2. Decompor figuras planas em diferentes formas geométricas; 3.
Compor figuras planas a partir de formas geométricas diversas.
V – Tratamento da Informação: 1. Reconhecer o padrão de formação de uma sequência; determinar
elementos de uma sequência a partir da determinação do seu padrão de formação; 2. Ler e interpretar
tabelas e gráficos; construir tabelas; 3. Aplicar técnicas de contagem (cálculo de possibilidades e número
de elementos de um agrupamento).
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