Powered By Blogger

domingo, 11 de setembro de 2011

Apoiar os filhos no dever de casa traz melhor desempenho escolar

Pais podem incentivar a criança a decidir como fará a lição, em vez de apenas pressioná-la


Novo estudo realizado pela Ben-Gurion University of the Negev, em Israel, indica como os pais devem agir para incentivar os filhos a fazerem dever de casa. Os resultados, publicados no periódico Learning and Individual Differences, mostraram que, se os pais apoiarem e comunicarem a importância do aprendizado, mostrando sempre uma atitude positiva, as chances de a criança se motivar são maiores, o que não acontece quando os pais apenas pressionam seus filhos a terem notas altas.

O estudo foi conduzido em duas escolas primárias com 135 crianças do quarto ano (antiga terceira série, no Brasil) e seus pais, todos de Israel. Os pequenos completaram questionários quanto ao seu grau de motivação para fazer lição de casa, enquanto os pais responderam outra pesquisa sobre sua vontade de ajudar os filhos. Isso permitiu a análise do ambiente familiar sob ambas as perspectivas.

Entre as crianças com melhor desempenho escolar, mais de 60% de seus pais declararam estarem envolvidos nos deveres de casa de seus filhos ao menos uma vez por semana, e 35% dedicaram um tempo à lição de casa do pequeno todos os dias ou mais de uma vez por semana. Apenas 4% disseram nunca se envolver nas tarefas da criança.

Para os pesquisadores, os pais devem dar aos filhos algumas escolhas, o que inclui quando ou aonde fazer seu dever de casa. Além disso, as crianças devem se sentir amadas, sem que isso dependa de seu sucesso escolar. Os estudiosos também acreditam que os pais devem se perguntar sobre suas próprias motivações, antes de tentar mudar as da criança.

Ajude seu filho a estudar

Qual a melhor atitude para estimular as crianças a estudarem? O que fazer para que eles comecem a enxergar as aulas mais como um prazer e menos como uma obrigação? Para responder estas e outras perguntas sobre educação infantil, o Minha Vida conversou com a educadora Vera Werneck, do Colégio Padre Antonio Vieira.

Para fazer com que o filhote pegue gosto pelos os estudos, que tal colocar as lições em prática? "Os pais precisam estar de olho no que os filhos estão aprendendo. Na fase de alfabetização, por exemplo, vale espalhar pequenos bilhetinhos pela casa. E quando estão maiores, peça ajuda para somar a conta do supermercado; basta usar a criatividade", diz a educadora.

Que tal estimular a formação de um grupo de estudos? Estudar junto com outros colegas de classe pode ajudar seu filho a pegar gosto pela educação. "Chamar os amiguinhos de classe pode ser um importante passo para as crianças que correm risco de repetir o ano, já que assim eles se ajudam e podem aprendem com mais facilidade", explica. "Mas, é importante que um adulto se certifique que eles estão mesmo estudando, caso contrário esse momento pode virar uma bagunça."

Nenhum comentário:

Arquivo do blog