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terça-feira, 7 de janeiro de 2014

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO EXAME INTELECTUAL-CONCURSO DE ADMISSÃO-2014

                                                              EDITAL N.º 001/CTPM/2013

                                                      CONCURSO DE ADMISSÃO – 2014

                                                                        ANENO II

                                     CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO EXAME INTELECTUAL 

1) PARA O ENSINO MÉDIO

LÍNGUA PORTUGUESA
OBJETIVO:  A  prova  de  Língua  Portuguesa  privilegia  o  conhecimento  linguístico  operacional,
possibilitando avaliar a competência do falante no  domínio da estrutura do texto, do seu  universo
temático e da capacidade argumentativa do candidato.
I  –  Conhecimento  textual:  1.  Relações  entre  partes  do  texto  e  inferências;  2.  Intertextualidade;  3.
Semelhanças  e  diferenças  entre  textos  literários  e  não  literários;  4.  Aspectos  formais  dos  textos;  5.
Denotação  e  conotação;  6.  Recursos  literários  na  produção  de  efeitos  de  sentido:  metáfora,  metonímia,
ironia,  antítese,  paradoxo,  personificação,  hipérbole,  eufemismo,  pleonasmo,  aliteração,  sinestesia,
gradação, inversão, repetição e elipse; 7. Estratégias argumentativas: a) informações localizadas no texto:
tópico e subtópicos; b) operadores lógicos de causa, consequência, condição, finalidade, tempo, espaço e
modo; c) operadores discursivos de oposição, adição, conclusão, explicação, inclusão e exclusão.
II – Análise e reflexão linguística: 1. Classes de palavras: operações de uso e reflexão; 2. Articulação de
recursos sintáticos (coordenação e subordinação) com a estratégia argumentativa do autor; 3. Operadores
de  transformação  estrutural  e  de  expansão  de  sintagmas  (ativa  x  passiva;  adjetivo/  locução  adjetiva;
estruturas substantivas e adjetivas); 4. Operações de pronominalização e substituição lexical; 5. Regência
e significação; 6. Concordância e significação; 7. Os termos da oração e seus efeitos de sentido.
III – Produção de texto: 1.  Organização do texto: a) carta opinativa; ou b) dissertação; ou c) artigo de
opinião.  2.  Habilidades  e  competências:  a)  empregar  mecanismos  básicos  de  coesão  (pronominalização,
tempos  verbais,  elipse,  etc);  b)  articular  adequadamente  a  seleção  e  ordenação  dos  argumentos  com  a
opinião;  c)  identificar  com  clareza  o  interlocutor  e  o  assunto  sobre  o  qual  se  posiciona;  d)  empregar  os
recursos próprios do padrão escrito na organização textual (paragrafação, periodização, pontuação).
Orientações:
Ao desenvolver a proposta escolhida para produção de texto, é necessário:
a)  seguir, atentamente, as instruções da proposta quanto ao tipo de texto solicitado;
b)  seguir, atentamente, as instruções da proposta quanto ao tema solicitado;
c)  redigir um texto de 20 a 25 linhas;
d)  utilizar linguagem de acordo com as normas da língua culta;
e)  atentar à questão da coesão e da coerência entre as partes do texto.  
Obs: Não serão consideradas Redações  desenvolvidas a  partir de um tipo  de texto ou de  um tema
diferentes dos solicitados na proposta.



MATEMÁTICA
OBJETIVO:  O  candidato  deverá  resolver  as  situações-problema  propostas,  a  partir  de
conhecimentos adquiridos a respeito dos seguintes tópicos:
I – Números e Operações: 1. Conjuntos Numéricos: Naturais, Inteiros, Racionais e Reais – Operações e
propriedades; 2. Múltiplo e divisores de um número natural, Mínimo Múltiplo Comum (MMC) e Máximo
Divisor Comum e suas propriedades; 3. Proporcionalidade; 4. Porcentagem.
II  –  Pensamento  Algébrico:  1.  Linguagem  algébrica;  2.  Reconhecimento  de  padrões;  3.  Cálculo
algébrico;  4.  Equações,  Inequações  e  Sistemas  de  equações  polinomiais  do  1º  grau;  5.  Equações  do  2º
grau; 6. Equações e problemas cuja resolução envolva a manipulação e resolução de equações do 1º e 2º
graus.
III  –  Formas  e  Medidas:  1.  Unidades  de  medida  de  tempo,  comprimento,  massa,  área  e  volume;  2.
Ângulos;  3.  Formas    geométricas  planas  e  suas  propriedades;  4.  Formas  geométricas  espaciais;  5.
Semelhança;  6.  Relações  métricas  e  trigonométricas  no  triângulo  retângulo;  7.  Inscrição  e  circunscrição
de polígonos regulares; 8. Tipos de Simetria (Axial/Rotação); 9. Perímetros e áreas de figuras planas; 10.
Volume do bloco retangular (paralelepípedo retângulo).
IV  –  Tratamento  da  Informação:  1.  Análise  de  gráficos  e  tabelas;  2.  Média  aritmética  (simples  e
ponderada);  3.  Processos  de  contagem  (cálculo  de  possibilidades  e  número  de  elementos  de  um
agrupamento).


2) PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

LÍNGUA PORTUGUESA
OBJETIVO:  A  prova  de  Português  privilegia  o  conhecimento  linguístico  operacional,
possibilitando  a  avaliação  da  competência  do  falante  no  domínio  da  estrutura  do  texto  e  do  seu
universo temático.
I  –  Conhecimento  Textual  (texto  ficcional  e  não  ficcional):  1.  Relações  entre  partes  do  texto  e
inferências; 2. Intertextualidade; 3. Estruturas textuais: semelhanças e diferenças de organização; 4. Ponto
de  vista;  5.  Análise  de  textos  ficcionais  (prosa  e  verso):  a)  personagens  principais  e  secundárias;  b)
sucessão cronológica dos fatos; c) o espaço dos fatos; d) desenvolvimento do texto; e) sentidos concretos
e abstratos; f) versificação: verso, rima, estrofe.
II – Conhecimento linguístico: 1. Classes de palavras  - Funções na organização do texto: substituição,
transformação, ampliação, referência; 2. Flexão e derivação: os efeitos de sentido no texto; 3. Sinônimos
e antônimos e sua função no texto; 4. Operações básicas de concordância.
III – Produção de Texto: 1. Organização do texto: a) relato de experiência; ou b) narrativa ficcional; ou
c)  carta;  ou  d)  texto  opinativo,  com  apresentação  de  argumentos;  2.Habilidades  e  competências:  a)
emprego básico de recursos coesivos (emprego de pronomes, tempos verbais etc.); b) emprego dos sinais
básicos de pontuação; c) organização de períodos e parágrafos; d) emprego de ortografia oficial e recursos
básicos suplementares: margem, distribuição espacial, letra maiúscula, translineação.
Orientações:
Ao desenvolver a proposta escolhida para produção de texto, é necessário:
a)  seguir, atentamente, as instruções da proposta quanto ao tipo de texto solicitado;
b)  seguir, atentamente, as instruções da proposta quanto ao tema solicitado;
c)  redigir um texto de 15 a 20 linhas;
d)  utilizar linguagem de acordo com as normas da língua culta;
e)  atentar à questão da coesão e da coerência entre as partes do texto.
Obs: Não serão consideradas Redações  desenvolvidas a  partir de um tipo  de texto ou de  um tema
diferentes dos solicitados na proposta.

MATEMÁTICA

OBJETIVO: O candidato deverá ser capaz de resolver situações-problema propostas nas questões
da prova quanto aos seguintes temas:
I – Números: 1. Decompor um número natural em diferentes classes e ordens; aplicar o conceito de valor
posicional;  2.  Ler,  escrever  e  ordenar  números  naturais  ou  fracionários  (inclusive  na  forma  decimal);  3.
Representar frações; utilizar o conceito de equivalência de frações; 4. Reconhecer quantidades expressas
em porcentagem; relacionar a parte e o todo em termos percentuais.
II  –  Operações:  1.  Efetuar  as  operações  de  adição,  subtração,  multiplicação  e  divisão  com  números
naturais;  2.  Efetuar  as  operações  de  adição  e  subtração  com  números  fracionários  (inclusive  na  forma
decimal);  3.  Efetuar  operações  de  multiplicação  na  forma  decimal;  4.  Aplicar  as  quatro  operações
fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão), bem como suas propriedades, na resolução de
problemas; 5. Utilizar os conceitos de múltiplo e divisor de um número natural, Mínimo Múltiplo Comum
(MMC) e Máximo Divisor Comum (MDC) na resolução de problemas.
III  –  Medidas:  1.  Utilizar  as  unidades  de  medida  de  comprimento,  de  massa,  de  área  e  de  capacidade
mais  usuais  na  resolução  de  problemas  (sistema  métrico  decimal);  2.  Utilizar  as  unidades  de  medida  de
tempo:  milênio,  século,  década,  ano,  mês,  semana,  dia,  hora,  minuto  e  segundo;  3.  Estabelecer  relações
entre  as  unidades  de  medida  de  comprimento,  de  massa,  de  área,  de  capacidade  e  de  tempo,  fazendo
transformações  entre  as  mesmas;  4.  Identificar  a  unidade  de  medida  mais  adequada  a  ser  utilizada  em
determinada medição; 5. Operar com o sistema monetário nacional em vigor.
IV  –  Espaço  e  Forma:  1.  Aplicar  os  conceitos  de  perímetro  e  de  área  de  uma  figura  plana;  calcular
perímetros  e  áreas  de  figuras  planas;  2.  Decompor  figuras  planas  em  diferentes  formas  geométricas;  3.
Compor figuras planas a partir de formas geométricas diversas.
V  –  Tratamento  da  Informação:  1.  Reconhecer  o  padrão  de  formação  de  uma  sequência;  determinar
elementos  de  uma  sequência  a  partir  da  determinação  do  seu  padrão  de  formação;  2.  Ler  e  interpretar
tabelas e gráficos; construir tabelas; 3. Aplicar técnicas de contagem (cálculo de possibilidades e número
de elementos de um agrupamento).

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