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domingo, 30 de novembro de 2014

Conquistas CTPM


Colégio Tiradentes da Polícia Militar

            Na data de hoje, 27/nov/2014, foi um dia marcante para toda instituição, quando conquistamos mais uma premiação, que foi o Concurso idealizado pelo SENAI, em parceria com o Tribunal de Justiça, Ministério Público, Lojas Maçônicas, SEDUC, intitulado “Voto Certo”, que dentre várias escolas concorrentes, e a nossa uma das últimas inscritas, hoje conquistou o primeiro lugar,  pela equipe de alunos do 3º ano do Ensino Médio, 

            Hoje, também, concluímos com  muito afinco, o Programa do Ensino Médio Inovador-POEMI, instituído pela  Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio.


           O objetivo do ProEMI é apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo também as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e às demandas da sociedade contemporânea.


             Os projetos de reestruturação curricular possibilitam o desenvolvimento de atividades integradoras que articulam as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, contemplando as diversas áreas do conhecimento a partir de oito macrocampos:  Acompanhamento Pedagógico; Iniciação Científica e Pesquisa; Cultura Corporal; Cultura e Artes;  Comunicação e uso de Mídias; Cultura Digital; Participação Estudantil e  Leitura e Letramento.


             A adesão deste Programa Ensino Médio Inovador pelo CTPM foi  realizada pelas Secretarias de Educação Estadual com  apoio técnico e financeiro, teve início no mês de agosto/2014, com uma médio de 30 alunos do 1º ano do Ensino Médio, que durante duas vezes por semana chegavam na escola pela manhã e retornavam aos seus lares somente após o término das aulas a tarde. Somente com três meses de funcionamento, obtivemos um resultado surpreendente de oficinas realizadas pelos alunos, como:        Música,

 

Teatro, Filme, Fotografia, Química, Física e o surgimento do Livro de Poesias, intitulado EU POETA? de autoria dos Alunos do CTPM-PROEMI.

              Toda essa jornada e analisando as oficinas realizadas, possibilitou a tomada de decisões buscando garantir a qualidade do ensino e o aprimoramento da prática pedagógica. Diante desse parâmetro, a avaliação educacional é um valioso instrumento para esclarecer quanto e de que forma os alunos estão ou não aprendendo.

  Assim, os resultados obtidos devem ser usados para apoiar a elaboração da continuidade desse Programa, buscando sempre medidas que aprimorem o processo de aprendizagem e das práticas pedagógicas.

  Parabenizamos os alunos participantes que foram os nossos pilares, a todos os professores integrantes, a Associação de Pais e Professores, aos pais pela confiança no trabalho a ser desenvolvida, a equipe técnica, às cozinheiras, os monitores, ao Poeta Márcio que muito incentivou a leitura e a escrita, com suas experiências, para que todos tivessem um final feliz, obrigado pelo esforço e gratidão de todos.

                                     Porto Velho, 27 de novembro de 2014.

                                                         

                                                                         A Direção

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